TÚMULOS INTERIORES

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Nestes anos todos de aprendizado no Espírito e, em especial nos últimos dois anos de um trabalho mais intenso, observamos que a cura interior é cada vez mais necessária nesses dias “maus”. Ela é um fortalecimento da alma e um “fortificante” espiritual e humano. Ela é o acesso que o Senhor tem ao meu “túmulo interior”,ou seja, a tudo aquilo que sepultei em mim e que causam tantas dores.

Como um remédio para os males, a cura interior deve ser administrada na medida certa que o próprio Senhor concede. E deve ser conduzida de forma madura, sem emocionalismos e com muito discernimento.

Um dos dramas mais quotidianos que também observamos é o fato de que o povo de Deus tem medo de ser curado. Tem medo de ser mexido porque sarar um machucado dói mais que o machucado em si. E dói um pouco mais no começo da desinfecção, mas é necessário mexer para que não haja necrose dos tecidos ou até mesmo uma gangrena de algum membro.

Muitos filhos de Deus hoje estão sentimental, emocional e espiritualmente infeccionados. Grande parte dos cristãos está necrosada ou em estado de “choque séptico” – ou infecção generalizada - espiritual. . São machucados passados que voltam à tona por qualquer estímulo; são traumas escondidos nos subterrâneos da mente e travestidos (ou mascarados). E estes traumas chegam a enganar as pessoas como se fosse “próprio do temperamento”; são tristezas enterradas em túmulos interiores. Muitos cristãos acabam vivendo em cemitérios particulares dentro de si mesmos. O que fazer se, infelizmente ainda temos a tendência de nos acomodar nas próprias imperfeições e esconder do “Médico” os machucados e as infecções?

A ordem de Jesus foi bem clara quando disse para Lázaro sair do túmulo. É uma alusão à Sua própria Ressurreição. Jesus conheceu as dores profundas do homem porque mergulhou nestas dores profundas. Jesus foi decepcionado, ultrajado, traído, humilhado e mortalmente ferido. Jesus viu sua própria Mãe sofrer as dores de Sua morte (qual filho não se traumatiza ao ver a mãe chorar?). Jesus velou José, seu pai nutrício. Seus amigos não O acompanharam na traumatizante subida dolorosa do calvário. Jesus viu seu próprio Sangue e as dor de gritar e não ser atendido. Jesus entrou no túmulo e viu o que é morrer, mas saiu dele curado e livre.

Da mesma forma é conosco. E também assim como Lázaro e Jesus será nossa história. História de quem não se acomoda em si mesmo e quer transformação, quer cura interior. É a decisão do “LEVANTA-TE!..., ANDA COM TEUS PASSOS PARA PERTO DO SENHOR”. Busca sua cura no Sacrário. Ninguém consegue servir a Deus e coordenar irmãos numa liderança se não busca a perfeição que vem da cura interior. É um processo único e distinto de todas as formas humanas de cura porque não é um esforço humano e sim um desejo Divino. Jesus quer entrar no túmulo junto com você e te buscar. Por mais difícil que você pareça, Jesus é melhor e pode mais.

É fato. Veja para crer. Quantas lideranças eu já vi; quantos coordenadores eu presenciei caindo e caindo feio. Quantos Padres bons e ungidos desmoronaram porque não perceberam que estavam presos em seu túmulo interior, em suas feridas e em “jeito de ser”. Muita gente boa acabou. Muita fé esfriou, foi perdida. E isso pode acontecer comigo se não “Levantar e andar”.

Costumo dizer para a Beatitudes que, é daqui uns 10 anos que vocês verão se aqueles que tinham Jesus no peito, que lideravam grandes públicos ou que celebravam missas por cura, ressuscitaram com Cristo para uma vida nova. Estes 10 anos não é um prazo de validade, é um tempo de “prova de vida”.

Não tente sair do túmulo sozinho. Não ache que suas forças bastam para se autocurar. Apresente o túmulo interior que você traz em si; apresente suas feridas a Jesus e peça sua cura. Busque em irmãos maduros auxilio oracional. Na Missa, o momento de ofertório não é somente para entregar a Jesus seus talentos, seus dons, sua enxada, seu pão ou sua família. O ofertório que o Senhor aguarda é o seu. Oferte. Peça. Dê espaço pra Jesus adentrar. O mais Ele fará. Reze um pouco:

“Entra Jesus, no túmulo de meu interior. Vasculha-me por inteiro e encontra aquilo que ainda está morto. Não quero morrer aos poucos. Eu quero viver. Atraia-me com Seu amor para fora de mim mesmo e de minhas vontades. Arranca-me do meu eu e de minhas feridas. Solta-me das algemas da tristeza e da mágoa. Perdoa meus pecados e leva-me Contigo à ressurreição. Eu acredito, espero e amo, Jesus”.


0 comentários:

Postar um comentário

SIGA